Bancários do Paraná discutem calendário de lutas para 2018

A diretoria executiva da Federação dos Trabalhadores de Empresas de Créditos do Paraná (Fetec-CUT/PR) debateu na quarta-feira (21), em Londrina, o calendário de lutas da categoria em 2018. A reunião tirou contribuições a serem apresentadas na reunião do Comando Nacional dos Bancários, que acontecerá no dia 28/3, em São Paulo.

“É importante destacar que reuniões como essa estão acontecendo em todo o país. Elas são fundamentais para que sejam levadas até às bases as discussões de atividades realizadas em todo o território nacional. Mas, também para que o Comando Nacional esteja antenado às reivindicações que vem direto das bases sindicais, das agências bancárias e outros locais de trabalho. Dessa forma, garantimos a manutenção da unidade nacional da categoria em torno da luta e necessidades dos trabalhadores”, explicou Roberto von der Osten, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Perda de direitos
A luta em defesa da democracia e os ataques aos direitos dos trabalhadores ganhou destaque na reunião. “O assunto por si só já é muito importante. Mas, o debate sobre esse tema é importante para mostrar ao trabalhador, que está preocupado com seu dia a dia de trabalho e o pagamento no final do mês, que defender a democracia também é defender o direito de reivindicar melhores condições de trabalho, aumento de salário e a manutenção de todos os direitos que conquistamos depois de décadas de lutas”, afirmou o presidente da Contraf-CUT.

“Os banqueiros não nos deram vale-refeição e alimentação, não nos deram a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e não nos dão aumentos salariais porque são bonzinhos. Nós tivemos que lutar, e muito, por estas conquistas. Agora, podem nos tirar tudo isso e, sem democracia, se reclamarmos ainda podemos ser punidos por reclamar. Teremos que aceitar toda a exploração e ficar quietos”, explicou von der Osten. “Por isso é tão importante debater e defendermos a democracia”, completou.

A reunião definiu que a categoria deve participar do Fórum Social Mundial, que acontece entre 13 e 17 de março, em Salvador (BA) para defender a democracia e manutenção de direitos dos trabalhadores de todo o mundo e, especificamente, dos brasileiros, que sofrem forte ataque do governo Temer.

5º Congresso da Contraf
Outro tema que recebeu destaque na reunião foi o 5º Congresso da Contraf-CUT, que acontecerá entre os dias 6 a 8 de abril, onde serão definidos o plano de luta da Contraf-CUT pelos próximos três anos e eleita a nova direção da entidade.

Dia Internacional da Mulher
A executiva da Fetec-CUT/PR também aprovou a realização de um Encontro Estadual de Mulheres no dia 23 de fevereiro, para organizar a participação nas atividades do Mês da Mulher, em especial no dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram