Câmara Municipal de Campinas realizará audiência em defesa dos bancos públicos

A pedido da diretoria do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região, a Câmara dos Vereadores de Campinas realiza nesta quinta-feira (21), a partir das 19h, uma audiência em defesa dos bancos públicos.

A atividade, que será realizada no chamado plenarinho, é parte da mobilização nacional em defesas das empresas públicas, que estão ameaçadas pelo pacote de privatização lançado recentemente pelo presidente da República, Michel Temer. Entre as empresas que o governo federal pretende privatizar para cobrir o rombo anual da União, cumprir a meta de déficit, estão a Eletrobras, Casa da Moeda e fatia da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).

Frente parlamentar
A luta em defesa dos bancos públicos ganhou um importante aliado no último dia 13 de junho, quando foi lançada a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos, no Congresso Nacional. A Frente é formada por deputados federais, senadores, representantes dos movimentos sindical, social e associativo; tem como papel principal ampliar o debate sobre a importância dos bancos públicos.

Entre os organismos que propuseram a criação da Frente, está o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, criado em 2015, no calor da luta contra o Projeto de Lei do Senado (PLS) 555, que viria a se tornar a lei de Responsabilidade das Empresas Estatais (nº 13.303, de 30 de junho de 2016). O Comitê lançou a campanha “se é público, é para todos” na sede do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região no dia 27 de outubro do ano passado.

Para a presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas e Tegião, Ana Stela Alves de Lima, as empresas públicas tem papel decisivo, estratégico, no desenvolvimento do país. “Os bancos públicos são instrumentos de fomento ao crédito e às políticas sociais. Patrimônio dos brasileiros, as empresas públicas devem estar à serviço da população e não sob a lógica neoliberal do Estado mínimo”.

As informações são do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram