PT/RJ: Diretor da Contraf-CUT é eleito secretário de Combate ao Racismo

O Secretário de Combate ao Racismo da Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Almir Costa Aguiar, foi eleito como secretário do Setorial de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (PT/RJ), em eleição realizado no dia 3 de setembro. “Agradeço a todos e todas que participaram da eleição. A disputa foi realizada entre três chapas que realizaram um excelente debate no campo das ideias e propostas que visam o combate ao racismo. Vamos procurar realizar um trabalho em conjunto, com muita luta para dar visibilidade ao povo negro e aos problemas que eles enfrentam, para buscar suas soluções”, disse.

Vencedor da eleição, Almir cumprirá dois anos de mandato e abrirá mão do cargo de secretário para que Neide Jane, a segunda mais votada na eleição, assuma a secretaria nos dois anos seguintes.

Intolerância religiosa
Uma das bandeiras da gestão de Almir na Secretaria do Setorial de Combate ao Racismo do PT/RJ será o combate à intolerância religiosa. “O Brasil é um Estado laico, uma Nação com posição neutra no campo religioso. Por isso, é inadmissível a intolerância religiosa. Embora o Código Penal não tipifique esse tipo de crime, está muito clara a questão do preconceito”, ressaltou.

Para o secretário de Combate ao Racismo da Contraf-CUT e recém-eleito secretário do setorial de Combate ao Racismo do PT/RJ é preciso exigir que a Polícia Civil e a Secretária de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro tomem medidas mais enérgicas e eficazes na apuração dos casos de ataques aos terreiros e perseguições às pessoas de religiões de matrizes africanas. “Infelizmente essa barbárie acontece em várias cidades do Rio de Janeiro. Invasões, depredações e apedrejamentos são práticas de pessoas inescrupulosas que se acham no direito de interferir na fé de cada cidadão e cidadã do nosso estado. Se não for possível conter por meio da educação, que seja via Justiça. É fundamental e necessário denunciar esses ataques para conter as agressões e prender os agressores”, afirmou.

A posse de Almir na Secretaria do Setorial de Combate ao Racismo do PT/RJ ocorrerá em meados de novembro, após a eleição do Setorial de Combate ao racismo do PT Nacional.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram