SeebMT cobra garantias para os funcionários do BB

O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) com o intuito de esclarecer questões sobre o novo processo de reestruturação do Banco do Brasil esteve reunido com a superintendência e a Gepes, na quarta-feira (17), para cobrar informações sobre o Programa de Adequação de Quadros (PAQ).

Na reunião pela superintendência regional do BB participaram: Rafael Alessi e Raquel Coelho e pela GEPES, Marcia Marina M. Katayama e Elianderson Moura. Pelo Sindicato participaram o presidente do Seeb/MT, Clodoaldo Barbosa e o Secretário de Assuntos Jurídicos e funcionário do BB, Marcilio Silva. O secretário geral do Sindicato e funcionário do BB, Alex Rodrigues, não participou da reunião, pois estava em São Paulo em atividade nacional tratando do mesmo assunto.

Os diretores do Seeb/MT iniciaram a reunião registrando a indignação do movimento sindical com a Direção do banco ao estabelecer medidas e programas sem debater com os trabalhadores e com o movimento sindical. O Sindicato manifestou a preocupação com eventuais descomissionamentos ou retirada de direitos e fez cobranças no sentido que não haja prejuízos financeiros para a categoria e deixou claro que o movimento sindical de todo o Brasil repudia as tentativas de retirada de direitos e enfraquecimento do banco público.

Os representantes do BB avaliaram que o resultado do PAQ no Estado será positivo, pois foram criadas diversas vagas. E, que os trabalhadores que perderam comissão ou gratificação da função serão priorizados.

Confira os demais pontos tratados na reunião:

Caixas
A direção do Sindicato demonstrou preocupação com todo o funcionalismo, principalmente, com os caixas que serão os mais atingidos. Os representantes do BB afirmaram que irão priorizar no sistema a nomeação dos caixas atingidos nas vagas de assistentes, a fim de evitar redução de remuneração nesse grupamento.

Concurso público
O sindicato cobrou a realização de concurso público e o banco respondeu que não há previsão para novo processo de seleção.

Escriturários e assistentes
O sindicato alertou para não ocorrer desvios de funções das agências, no que diz respeito às reais atribuições de escriturários e assistentes. O BB respondeu que está atento a essa questão.

Remuneração de gerentes avançados
Confirmou que a remuneração dos gerentes avançados que estiverem sendo nomeados em outras dependências e funções similares não serão alteradas.

Dia nacional de luta em 19 de janeiro
No final da reunião, o Sindicato informou que todos os sindicatos dos bancários do Brasil promoverão em 19 de janeiro, próxima sexta-feira, o dia nacional de luta dos funcionários do Banco do Brasil, em defesa do banco público e dos direitos dos trabalhadores. Durante a próxima semana, serão realizadas atividades de esclarecimento e debate nos locais de trabalho, por todo o país.

Denuncie ao sindicato
O Seeb/MT orienta os bancários a entrarem em contato com o sindicato para comunicar ao departamento Jurídico qualquer abuso ou violação de direito. O Sindicato está atento para garantir que os trabalhadores terão seus direitos respeitados e não sofrerão perdas com as mudanças.

Plantão Jurídico
O plantão jurídico é realizado de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 14 às 17 horas, para os bancários, na sede do Sindicato (Rua Barão de Melgaço, 3190 – Centro – Cuiabá-MT) ou por telefone (65) 3623 5333. As dúvidas e informações também podem ser enviadas para o e-mail: [email protected]

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram