Sindiban participa de passeata no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SINDBAN), que mantém desde 2015 o Projeto Bancário Eficiente, participou do Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta quinta-feira (21/9). Entidades, atendidos e familiares se reuniram numa caminhada alegre de conscientização pela garantia dos direitos da pessoa com deficiência, que teve início às 8h30 em frente ao Mercado Municipal. A passeata seguiu até a Praça José Bonifácio, onde ocorreu o ato público.

A ação faz parte da programação da VI Semana Municipal da Luta da Pessoa com Deficiência, que foi promovida pelo Conselho Municipal da Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (Comdef) com apoio estratégico do Sindicato dos Bancários de Piracicaba, por meio de Secretaria de Apoio da Pessoa com de Deficiência.

Uma carta aberta foi entregue à população para divulgar os direitos desse público, especialmente com relação à acessibilidade que é tema do Setembro Verde, mês da inclusão da pessoa com deficiência.

A acessibilidade garante a liberdade de ação da pessoa com deficiência, inclusive ao comércio e aos serviços em geral. Durante o evento, a Graziela Tozin, que é deficiente visual, reclamou da falta de sonorização das sistemas de senhas do bancos, o que a obriga a pedir ajuda para outras pessoas. “Eu tenho condições de fazer tudo sozinha, é só colocar um sistema sonorizado”, diss ela.

A mobilização provocada pelo evento foi positiva para César do Nascimento Santos, o Cezinha, e Letícia Trancoso, diretores da Secretaria de Assuntos da Pessoa com Deficiência do SinBan, que há dois anos criou o projeto Bancário Eficiente, uma ação inédita que  teve início com o mapeamento de acessibilidade e inclusão das agências bancáiras de Piracicaba.

Eles participaram ativamente da discussão e preparação da Semana Municipal da Luta da Pessoa com Deficiência.

“A cada ano que passa, a caminhada do dia 21 de setembro (Dia Nacional da Luta da Pessoa Com Deficiência) vai ganhando corpo. Hoje, (21/9) mais de 300 pessoas participaram da atividade que não é só de comemoração, mas principalmente de reinvindicação em todos os níveis: federal, estadual e muncipal. Esse governo tirou vários direitos da pessoa com deficiência, mas nossa luta é para que isso seja revertido“, disse Cezinha.

O presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva leu a Carta Aberta como forma de enaltecer o trabalho realizado pelo Sindicato no Projeto Bancário Eficiente, inédito no Brasil, destacou também a “insensibilidade do presidente Michel Temer ao alterar para pior a legislação e defesa dos direitos do das pessoas com deficiência”.  

 

SEM VITIMISMO

Mudar paradigmas é a grande luta das pessoas com deficiência, segundo a diretora do SindBan Letícia, que destaca é preciso comemorar os pequenos avanços, lutar por mais conquitas e divulgar grandes exemplos.

“Não somos coitados, isso não é verdade. Temos muitos bons exemplos de que a pessoa com deficiência se supera em cada dificuldade, como doutora Rosana Davanzo que é deficiente visual, mas em nenhum momento achou nisso um empecilho para se formar no doutorado em pedagogia ou o atleta piracicabano recordista em corrida Francisco Kess, que é deficiente físico. Todos eles estão inseridos na sociedade trabalhando, estudando e indo aos lugares nada acessíveis, mas mesmo assim se superando e ultrapassando barreiras.  E por estes exemplos e para que mais exemplos como estes possam surgir é que fomos as ruas esta manhã”, disse ela.

 

 

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram