Sindicato dos Bancários de Ipatinga promove o 1º Chá das Bancárias

O Sindicato dos Bancários de Ipatinga realizou nessa quarta-feira, 24, o 1º Chá das Bancárias. O evento abordou a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero, que é o tema da campanha nacional Outubro Rosa, voltada para a orientação sobre a doença.

A secretária de Saúde do Sindicato dos Bancários de Ipatinga, Helyany Gomes Oliveira, analisa que o Chá das Bancárias é um evento que veio para ficar e que é muito bom poder falar sobre um assunto sério, como o cuidado com a saúde, em um meio descontraído. “O evento foi um sucesso, houve uma participação maciça das bancárias. Recebemos a ajuda de diversos parceiros, enriquecendo o momento. A proposta foi abordar o tema câncer. A doença tem números alarmantes, por isso a prevenção é extremamente importante. Há diversos artigos que falam da relação do stress e o câncer, como nossa função é extremamente estressante precisamos nos cuidar mais, fazer os exames periodicamente, buscar hábitos saudáveis e atividades que possam diminuir o stress causado pela rotina de trabalho então é bastante necessária a prevenção e também a escolha por hábitos de vida saudáveis. Isso aliado a atividades de lazer, ajuda a evitar essas doenças.”

A enfermeira oncologista Ana Carolina Lima Cardoso, do Grupo Se Toque, palestrou sobre as causas e como as mulheres bancárias podem se prevenir da doença mesmo trabalhando com a rotina estressante das instituições financeiras. “Achei incrível a ideia do evento. O intuito é chamar a atenção das mulheres para os hábitos saudáveis de saúde para a prevenção do câncer de mama, que é o que mais mata mulheres por câncer no Brasil. O nosso grande objetivo foi trazer para elas algumas afirmativas no sentido de prestar atenção em hábitos que as colocam em risco para o adoecimento e focar na detecção precoce da doença.”

Ana Carolina afirma que o dia a dia estressor dos bancários também pode influenciar. “O processo de stress psicológico leva à liberação de substâncias tóxicas, fazendo com que o corpo fique muito inflamado. Associado ao stress, os hábitos vinculados às altas cargas de trabalho, como má alimentação e a falta do exercício físico, também contribuem nesse processo. A orientação é que essas altas doses de trabalho sejam intercaladas com momentos de relaxamento.”

A palestrante reconhece que as mulheres modernas podem ter diversas jornadas. “Isso faz com que elas se esqueçam um pouco de si mesmas, se doando mais aos outros. Se a mulher tirar pelo menos uma hora por dia para se cuidar, com atividades que sinta prazer, e colocar em prática todas as estratégias de prevenção como o autoexame, mamografia, preventivo, entre outros, esse processo vai melhorar a qualidade de vida dela.” 

Além da palestra, o Grupo Se Toque levou um pouco de sua experiência ao evento. O maquiador e hair stylist Wellington Dias e deu uma aula de automaquiagem para as bancárias. Houve sorteio de vários brindes ofertados pelos parceiros com os quais o SEEB mantém convênio e durante todo o evento as bancárias puderam relaxar do dia de trabalho com uma massagem da profissional Vanessa do D&A Home SPA. Todos os parceiros do evento foram voluntários.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram